Plástica Natural – Eloisa Medina : Eu não compraria

Oi, gente!

Muitas meninas, na minha página do instagram, pediram para que eu fizesse um post “investigativo” sobre o Plástica Natural da Eloisa Medina, que parece ser famoso e existir há anos (décadas?), e pelo o que eu li ( não sei se é verdade ), já vendeu mais de 1 milhão de unidades.

Imagem relacionada

Ainda que o nome seja sensacionalista, achei bem honesta a apresentação do produto: é, segundo a marca/site, um hidratante super concentrado que devolve hidratação e frescor. Ainda no site, a promessa é a de retirar o aspecto de pele ressecada e sem vida.

Fazendo uma pesquisa sobre o produto e pessoas que fizeram uso dele, encontrei esse blog, e achei o seguinte comentário: “Achei que realmente a hidratação é instantânea, e a pele fica viçosa. O efeito lifting que promete em 3 minutos eu não notei em mim.”

O produto acompanha um cartão que diz: “ Esse é o único hidratante que faz diferença em 10 minutos “, e eu não duvido. Se eu usar um creme gordo nas minhas cicatrizes de acne, elas ficam mais superficiais pelo turgor. Uma pele hidratada é consequentemente uma pele menos enrugada.

Não é, entretanto, o único que faz isso. Qualquer hidratante, mesmo bem baratinho – o produto em questão custa 149 reais – entrega esse efeito.

No blog citado, o comentário sobre a composição foi: “a fórmula original diz ser segredo de Eloisa Medina, porém a embalagem traz a composição obrigatória: óleo mineral, óleo de amêndoas, glicerina, enfim, coquetel oleoso.”

Nada mais é do que um possível excelente hidratante. Mas não vale 149 reais. Um nívea do potinho azul com óleo de amêndoas faria a mesma coisa ( não estou indicando que façam isso, é só um exemplo). Misturas sempre fora do pote e de uso único, viu?

Não se esqueçam que nossos produtos possuem um sistema de conservantes que pode sofrer desestabilizações quando misturamos algo ao pote. Misturas apenas com o que vamos usar NA HORA.

Pesquisando por Eloisa Medina ou Plastia Natural Eloisa Medina no no reclame aqui, encontrei algumas reclamações sobre logística e efeito.

Há muito tempo eu fiz uma resenha sobre um produto da Vichy chamado Mineral 89, e nessa resenha eu comentei que achava aceitável pagar 150 reais pela textura muito mais do que por algo inovador e muito novo, porque quem tem pele oleosa e está limitado ao uso dos produtos ocidentais e, especialmente, os produtos vendidos nas farmácias daqui, muito provavelmente vai se encontrar no Mineral 89 caso busque um hidratante que realmente fique totalmente aderido/seco! Eu, pelo menos, nunca vi nada vendido em farmácias daqui com essa proposta. Eu acho válido pagar porque não tem apenas a textura, que é, para nós, um diferencial, se pensarmos no que temos disponível hoje como hidratante facial para pele oleosa e nos constantes relatos de que o produto ficou peguento, não absorveu por completo. É um luxo que eu acho perfeitamente aceitável/plausível, mas esse hidratante da Eloísa Medina é um produto comum, simples e superfaturado. Não oferece algo extraordinário ou inovador, seja em fórmula, seja em textura/apresentação/cheiro/qualquer coisa que desse para justificar esse preço! Me lembra aquelas bolsas feitas de material sintético barato mas que só porque tem a logo de uma marca custam 2,3,4,5 mil reais. Não é nem um hidratante de rica, é um hidratante de milionária! Dá pra pagar 20 reais e chegar em fórmulas até superiores a essa!

Eu tomei a liberdade de fazer uma comparação entre um hidratante da Hidramais, que custa alto em torno de R$ 5,00 e o Plástica Natural da Eloísa Medina para que vocês tenham uma melhor dimensão do que eu quero dizer sobre ser um produto superfaturado:

No caso, o Hidramais que utilizaremos como comparativo será o de Amêndoas Doce, e a composição segue abaixo:

oieeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.png

Ambos possuem uma fórmula simples, barata, nada inovadora ( um bom creme não precisa ser inovador, ele só precisa ser bom ) e com diferenças entre conservantes, estabilizadores de ph e similares.

Outra diferença importante: O Hidramais custa 8,30 no site Ikesaki. O Plástica Natural custa 149 reais.

No post que eu fiz sobre o Plástica Natural da Eloisa Medina, uma farmacêutica ( que eu inclusive adoro ) fez o seguinte comentário: eu compro essa fórmula ( o da Plástica Natural ) como fórmula base por 100 reais, 5 kg.

É claro que as concentrações dos ativos hidratantes/umectantes podem ser bem diferente entre os cremes ( acho que o Hidramais deve ser superior em sensorial e hidratação se comparado com o Plástica Natural ), mas se eu comprar a glicerina e o óleo de amêndoas, puros, para misturar na palma da mão com o creme e passar no corpo ou no rosto ( não estou indicando que façam isso ), eu continuaria gastando pelo menos 4x menos o valor do Plástica Natural, e com certeza teria um melhor efeito hidratante.

Ah, o Hidramais custa 8,30 com 500ml, ok? O Plástica Natural custa 149 e tem 120ml.

Que fique claro: eu não conhecia essa marca ( Hidramais ) porque não uso hidratante corporal.

Existe um fenômeno interessante que é o do efeito placebo, e ele ocorre da seguinte forma:

Você pega um mesmo creme, com a mesma fórmula, mesma concentração de substâncias, mesmos conservantes, estabilizadores e tudo mais; coloca um nome francês em um frasco e um nome comum em outro, ou simplesmente coloca uma cifra astronônica em um e uma cifra comum e outro, e recebe, no geral, descrições totalmente diferentes de pessoas que fizeram uso dos dois ( lembrem-se: são o mesmo creme, apenas com nome ou preço diferente ) para comparação.

Isso é o que acontece com a maioria das marcas de luxo, onde um creme com glicerina, óleo mineral e extratos quaisquer, que podemos encontrar em um creme Nívea, da Neutrogena, Avon ou mesmo Natura, custa R$1.500,00 ~ R$3.000,00 e entrega um efeito similar e até inferior a muitos outros que custam 20x menos o preço. E o que explica a quantidade de relatos atestando a superioridade entre um creme e outro? O efeito placebo. O cheiro de rica, o nome francês, o preço irreal e o contexto por trás de um produto de luxo te faz ter certeza de que aquilo é muito diferenciado.

A fórmula de um produto, diferente do que muitas pessoas acham, não diz muito sobre ele. Um produto com uma mesma fórmula pode ser completamente diferente, pois o Ph, os estabilizadores, as substâncias que melhoram a penetração de outras substâncias podem mudar completamente sua eficácia, mas, na maioria das vezes, nós estamos falando de um creme Nívea, cuja fabricante é a Beiersdorf, com recursos BILIONÁRIOS em pesquisa e desenvolvimento, e que, por causa do preço, é considerado inferior, quando na verdade é alí que temos tecnologia e pesquisa empregadas de fato e em altíssima escala.

O Plástica Natural da Eloísa Medina é ruim? De forma alguma. É, inclusive, um creme excelente, como é o creme nívea de latinha que custa R$15,00, por exemplo. Cabe a você decidir se vale continuar pagando R$150,00 num creme cuja composição você encontra em cremes de R$5,00 com 3x mais quantidade. Não existe preço justo; existe o preço que você acha justo pagar.

Recentemente eu vi um vídeo de uma menina que tinha comprado uma bolsa de plástico da Chanel. O preço? U$$ 2.600,00. DOIS MIL E SEISCENTOS DÓLARES por uma bolsa inteiramente de plástico.

Resultado de imagem

Errada? Louca? Alucinada?

Não. O dinheiro é dela, e se ela acha justo pagar 2.600 dólares por uma bolsa de plástico com dois ” C ” invertidos, é direito dela, e que ela faça proveito disso. Mas que tenha consciência de que o produto, no final das contas, não deve ter custado nem U$$ 1,00 para ser fabricado.

Eu compraria o Plástica Natural da Eloísa Medina? Nunca. Mas é uma opção minha. Se você usa e gosta, que continue usando, mas saiba que essa é uma fórmula de menos de R$ 5,00.

Beijos.

4 comentários sobre “Plástica Natural – Eloisa Medina : Eu não compraria

  1. Maristela disse:

    Olá… adorei sua explicação, eu não comprei e nunca compraria esse creme da Heloísa Medina, aliás eu nunca tinha ouvido falar, achei no armário da minha mãe que faleceu há alguns meses atrás, uma caixa com três vidros e uma nota fiscal de quatrocentos e poucos reais,vapor isso fui procurar saber se vale a pena…

    Curtir

  2. Maria de Fátima Barboza da Cruz disse:

    Olá!!! Tudo bem!!!
    Achei muito bacana esta explicação, porque uso cremes baratos no meu rosto que são acompanhados de um protetor solar. Minha pele é o que considero ótima, dentro dos meus 57 anos.
    Abraços
    Fátima.

    Curtir

Deixe um comentário